Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e, depois de um pequeno silêncio, me perguntou: - Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa? Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi: - Estou ouvindo um barulho de carroça. - Isso mesmo, e de uma carroça vazia. Perguntei-lhe então: - Como o senhor sabe que a carroça estava vazia, se ainda não a vimos? - Ora, respondeu ele, é muito fácil saber se uma carroça está vazia por causa do barulho. - Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz. Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, tratando o próximo com grossura, prepotente, interrompendo a conversa dos outros ou querendo demonstrar que é dona da verdade, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai, dizendo:
“Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz…”
Reflexão:
Meus caros irmãos e irmãs, como é linda e ao mesmo tempo simples essa pequena historia que compartilho com vocês hoje. Muitas vezes temos a oportunidade de ficar-mos calados e não o fazemos e quando percebemos já falamos algo que não devíamos, ou tivemos alguma atitude que não nos orgulhamos e que não agrada a Deus. A carroça vem como uma metáfora para que possamos entender que se não temos algo que valor para falar ao nosso irmão é melhor não "fazer-mos barulho" quem não sabe ouvir e se acha o dono da razão sempre anda fazendo muito barulho e como na historia fazer barulho quer dizer estar vazio de si mesmo querendo descontar nos outros os nosso próprios problemas, acusando o nosso próximo e nos esquecendo que também temos nosso erros, nossos pecados, mais é mais fácil apontar os erros e defeitos dos outros do que assumir-mos os nossos e lutar-mos diariamente na fé em Jesus nosso Senhor para que eles se tornem menores até que possamos transformá-los em qualidade. Não sejamos acusados pois diz o Senhor "com a mesma medida que medires o teu próximo, voz também serás medido por mim" se tiver que falar fale algo para edificar e ajudar o irmão a crescer e a encontrar em Jesus a força para vencer esse "defeito, ou erro" que o atormenta e o afasta do verdadeiro amor ágape que o Senhor que nos mostrar.
"A BOCA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTA CHEIO"
Antes de julgar, de acusar, pare e reflita sobre os seus próprios erros e defeitos, e enxa seu coração de amor e deixe que Jesus seja seu guia e se torne apenas um instrumento de sua palavra.
Reze comigo: Senhor meu Deus todo poderoso fazei com que meu coração seja repleto do seu amor ágape que eu não seja o acusador, que da minha boca somente saia palavras para te louvar e te engrandecer afasta de mim toda a mandição da lingua e que minha boca somente fale o que vem do senhor eu quero ser teu senhor, quero ser teu apostolo e levar somente a tua boa nova aos meus irmãos Amem..

Nenhum comentário:
Postar um comentário